Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

30 de setembro de 2011

Kaô Cabecilê!!

Xangô é o Orixá que coordena toda lei cármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual. Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras. Os três símbolos mais comuns desse Orixá são: o machado, o trovão e a rocha. O machado significa a injustiça sendo cortada; o trovão representa a lei de causa e efeito, lembrando o carma; a rocha representa a dureza e inflexibilidade da razão. Xangô é sincretizado com São Jerônimo. É caracterizado pela cor marrom.

Características
Cor
Marrom
Fio de Contas
Marrom leitosa
Ervas
Erva de São João, Erva de Santa Maria, Beti Cheiroso, Nega Mina, Elevante, Cordão de Frade, Jarrinha, Erva de Bicho, Erva Tostão, Caruru, Para raio, Umbaúba
Símbolo
Machado
Pontos da Natureza
Pedreira
Flores
Cravos Vermelhos e brancos
Essências
Cravo (flor)
Pedras
Meteorito, pirita, jaspe.
Metal
estanho
Saúde
fígado e vesícula
Planeta
Júpiter
Dia da Semana
Quarta-Feira
Elemento
Fogo
Chakra
cardíaco
Saudação
Kaô Cabecilê
Bebida
Cerveja Preta
Animal representativo
Tartaruga
Comida
rabada
Número
12
Data Comemorativa
30 de Setembro
Sincretismo
São José, São Pedro, Moisés, São João Batista, São Jerônimo
Atribuições
Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.

18 de setembro de 2011

Salve as crianças!



Na Umbanda, dia 27 de setembro comemora-se o dia de Cosme e Damião. É caracterizada pela cor rosa e corresponde à linha das crianças, espíritos puros em corpos físicos recém-libertos do útero materno, espíritos que não tiveram a oportunidade de ampla vivência em corpos físicos, considerados ainda aprendizes. O Orixá correspondente é Ibeiji.
Esta é a única falange que consegue realmente dominar a magia, devido à pureza de suas vibrações. Estas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus aparelhos maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe do céu e em mantos sagrados.
Têm como atribuições zelar pelo parto, pela infância e pela união da família.
A oferenda para esta linha é feita com doces, guaraná, balas, frutas.
Salve Cosme e Damião! Oni Beijada!