Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

14 de junho de 2013

Salve dia 13 de junho! Salve Santo Antônio! Salve todos os Exus e Pombo-giras!


Na Umbanda, os Exus compõem uma Linha de Trabalho à Esquerda. São espíritos humanos que tiveram várias encarnações, cometendo erros e acertos, como todo ser humano, mas com um diferencial: se conscientizaram e retomaram o caminho da Lei Divina, obtendo permissão para se assentarem (firmarem) à Esquerda dos Orixás e trabalharem no auxílio à nossa evolução.
 

Os Exus atuam como Guardiões da Lei Maior. Absorvem e esgotam as negatividades dos seres desencarnados que se desviaram das Leis do Criador (kiumbas); depois, vitalizam as qualidades positivas deles e então os neutralizam, deixando seus magnetismos aptos a que retomem o caminho da evolução. 

Os Exus têm gira própria, mas não Linha, apesar de falarmos em “Linha da Esquerda” ou “Linha da Quimbanda”. Exu e Pombo-Gira pertencem à falange de Santo Antônio e se apresentam na Linha de Oxalá (1ª Linha). Na dúvida, pergunte-se: por que será que você pede licença a Santo Antônio (Bará) para trabalhar? Simples, é porque ele comanda os Exus e Pombos-Giras.

Exu lida com aspectos positivos e negativos da espiritualidade. Ele rege sobre a dualidade, pois atua no Alto, no Embaixo, na Direita e na Esquerda, guardando e mantendo a Lei e a Ordem, levando Luz às trevas.

Exu guarda a quem faz por merecer o amparo da Lei Divina, mas também intervém como executor da Lei contra quem viola as Leis do Criador, para esgotar suas negatividades. Quando elas forem esgotadas, Exu vitaliza as qualidades positivas do ser para então neutralizar-lhe o magnetismo. A partir daí, aquele ser tem como recomeçar o trabalho evolutivo que a cada um compete.

Exu não ataca a ninguém e só intervém por um comando da Lei Maior, ou quando é ativado magisticamente. Nos trabalhos religiosos de Umbanda, também a atuação de Exu é sempre delimitada pela Lei Divina, é sempre para o bem. Sendo assim, Exu NÃO é perigoso, vingativo ou coisa semelhante. Enquanto pertencente à Linha de Oxalá e quando nos relacionamos com Ele de forma bem intencionada, o que resulta é sempre uma ação positiva.

O local correto para se firmar velas para Exu é separado de onde acendemos velas para os Orixás, porque a função destes últimos é irradiar, enquanto a de Exu é absorver. Fazemos firmezas para Exu na tronqueira porque Ele guarda “o lado de fora” da Criação, cercando a Casa para protegê-la, para impedir que algo externo nos atinja, fazendo este papel de Guardião da Lei Divina, para refrear ataques negativos injustos. Não se firma Exu junto com os 9 Orixás e as Entidades da Direita por este motivo; e não porque Exu “não possa estar no mesmo ambiente”. A questão envolve unicamente as funções específicas de cada Orixá e Linha.

Quando incorporam, os Exus são alegres, falantes, galhofeiros, sarcásticos, irônicos. Sempre estão dispostos a ajudar a quem os procura (mas só ajudam para o bem). Manipulam bebidas e charuto, além de serem servidos com farofas apimentadas (padê). São espíritos “bem terra”, por este motivo atuam com grande poder de realização nos casos de magias negativas, de relacionamentos e de assuntos profissionais.

Seus nomes variam desde nomes dados a pessoas (João Caveira) até nomes indígenas (Marabô, Jibóia, Arranca-Toco, Marambaia, Cipó, Folha Seca, etc.).

Todo médium tem um Exu Guardião e um Exu de Trabalho. O Exu Guardião é ligado ao Orixá de Cabeça do médium e o Exu de Trabalho é ligado ao seu Orixá Adjuntó, ao Guia-Chefe ou ao Mentor dos seus trabalhos.

Exu mostra o íntimo do médium, como se fosse um espelho. Exu é “o espelho” que mostra a imagem do que está escondido no íntimo do médium desequilibrado, para que este possa ser alertado e venha a corrigir-se. E, neste processo, Exu é também a Luz Divina incidindo, para viabilizar o trabalho de correção dos sentimentos e comportamentos humanos negativos. Afinal, Exu leva a Luz às trevas, principalmente às nossas trevas interiores.

Médiuns mal orientados ou mal doutrinados dão vazão aos seus recalques ou sentimentos íntimos negativos. Neste caso, o seu Exu torna-se grosseiro, chulo, desrespeitoso, revelando o íntimo do médium. Já com médiuns bem doutrinados e preparados, Exu “continua sendo Exu”, mas se apresenta de uma forma agradável e respeitosa.

Saudação para Exu: Laroyê, Exu! Exu, Mojubá! Na Umbanda, esta saudação se tornou também a saudação para Pombo-gira e Exu Mirim.

12 de junho de 2013

Exus e Pombo-giras são Mojubá!


Dia 13 de Junho homenageia-se os Exus e Pombo-giras na Umbanda. E a maior homenagem que podemos fazer é mudando os conceitos errôneos que há a respeito Deles, conhecendo seus verdadeiros papéis e funções na espiritualidade.

Vamos fazer uma analogia para compreender seu trabalho. Digamos que os Exus e as Pombo-giras são a polícia, que guardam e tomam conta das ruas, obedecendo sempre a uma hierarquia de comando (que é o Exu-chefe do Terreiro) e, acima deles, os Guias-chefes da Casa. Os Exus e Pombo-giras também podem ser comparados com os lixeiros e as margaridas que, alegremente, recolhem das ruas toda a sujeira e lixo, fazendo um enorme trabalho em benefício da sociedade.

Assim como se deve ter um conceito mais respeitoso dos Exus, deve-se também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombo-giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e prostitutas, mulheres com “sete maridos”, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos. Isto é um absurdo e é folclore! O trabalho das Pombo-giras é sério, de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas, de abertura dos caminhos da vida, tanto material, quanto mental e espiritual.

Mas que lixos são estes que Eles recolhem? Os pensamentos negativos, a maldade, as ações incorretas, as emoções negativas.

Na Umbanda, Exus (leia-se também Pombo-giras) são Entidades que cuidam da segurança do Terreiro e de seus médiuns, entre outras funções. A gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Orientam e encaminham os espíritos obsessores, limpando o ambiente e as pessoas destas baixas vibrações. Mas muitos destes obsessores e espíritos desorientados não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda, pois os Exus da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem, liberando a passagem apenas dos espíritos que eles percebem já estarem mais preparados para o socorro espiritual ou para que os médiuns ou consulentes aprendam alguma lição. Este trabalho de bloqueio de entrada é feito por Eles com muito empenho e seriedade, desde que o Terreiro tenha suas firmezas bem feitas e seu trabalho também seja sério.

Os Exus e Pombo-giras são Entidades sérias, mas alegres, riem sem exageros, fazem troça, sem desmandos, mas jamais brincam em serviço e com coisas sérias.
Vamos desmistificar a visão que se tem dos Exus e Pombo-giras! Eles são os guardiões dos médiuns e das giras, responsabilizando-se pela limpeza dos fluídos ou energias mais pesadas. Eles não usam sangue, não comem carne, não se alimentam de nada pesado ou com energia densa!

São amigos dos médiuns e consulentes, protegendo a todos e “puxando a orelha” de quem precisa. Apesar de não serem emotivos, ficam satisfeitos com a evolução de cada um de nós no caminho da espiritualidade e do desenvolvimento!

Laroyê, Exus e Pombo-giras! Oferecemos nosso respeito e agradecimento! Mojubá!

padê de Exu

padê de Pombo-gira