Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

7 de julho de 2012

Desdobramento Espiritual


Vamos comentar sobre os desdobramentos do Espírito, também conhecidos como 'desprendimentos espirituais’.
O fenômeno de desdobramento espiritual, denominado também "experiência fora do corpo" ou "projeção do eu", é a capacidade da pessoa desprender-se do seu corpo fí­sico, deixando-o num estado de sonolência, e desloca-se no espaço ape­nas com seu perispírito.
Durante o desdobramento, o espírito pode sair para longe de seu corpo e visitar locais distantes, conhecidos ou não. Estes locais po­derão encontrar-se em nosso plano físico ou nas esferas espiri­tuais. Podem, também, entrar em contato com outros espíritos, visitar enfer­mos, auxiliar espíritos perturbados, etc.
A faculdade de desdobramento é uma faculdade que de­pende do organismo e nada tem a ver com a elevação, o adiantamento e a condição moral da pessoa. Mas o local para onde o espírito vai durante o desdobramento tem a ver com sua elevação moral e espiritual.
Com relação ao grau de consciência, os médiuns de desdobra­mento podem ser classificados em três tipos: conscientes, semi-cons­cientes e inconscientes.
Os conscientes lembram-se perfeitamente de tudo o que realizaram durante o desdobramento, os semi-conscientes têm uma re­cordação re­lativa, mas os inconscientes nada recordam.
O desdobramento pode ser ainda: natural ou provocado (magnético).
No desdobramento natural, o médium afasta-se de seu corpo sem que seja necessária a atuação de outra pessoa. Pode verificar-se em função de uma enfermidade, do sono, prece ou meditação.
O desdo­bramento magnético ou provocado é aquele produzido pela ação fluí­dico-magnética de outra pessoa, encarnada ou desencarnada. Os médiuns ades­trados são muitas vezes afastados de seu corpo por seus mentores espi­rituais durante o sono físico e levados para reuniões de estudo e trabalho no mundo espiritual. Pode acontecer, também, que o desdo­bramento seja provocado por espíritos viciosos, que desejam envolver o medianeiro em atitudes infelizes, promovendo, muitas vezes, processos obsessivos graves.
Há um tipo de desdobramento mais apurado, onde a alma do médium tem maior grau de independência e pode deslocar-se para locais muitos distantes.
Bibliografia: Períspirito (Zalmino Zimmermann); Redefinido Conceitos (José Peixoto)