Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

20 de outubro de 2012

Linha dos Baianos


Os Baianos da Umbanda são guias que se apresentam com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado e arrastado. Pertencem à Linha das Almas, a mesma dos Pretos-Velhos. 

É uma linha que traz uma mensagem de conforto, ensinando como lidar com as adversidades do dia-a-dia, com alegria, flexibilidade, magia e brincadeira sadia. Têm imenso conhecimento do Axé e das ervas.

O Baiano representa a força do fragilizado, aquele que sofreu e aprendeu na escola da vida e, portanto, apto a ajudar as pessoas. Muitos dos Baianos que se apresentam nas giras são descendentes de escravos que trabalharam no canavial e no engenho.

A Linha dos Baianos é formada por espíritos alegres e descontraídos, mas não são zombeteiros. Os Baianos apresentam comportamento comedido, apesar de sua alegria e espontaneidade.

Trabalham desmanchando demandas. São conselheiros e orientadores, principalmente em relação à fé, transformando a tristeza em alegria e esperança. Falam muito em "Nosso padrinho Padre Cícero" e em "Nosso Senhor do Bonfim".

Gostam de dançar suas danças típicas, podem usar chapéus de couro ou palha, costumam utilizar em suas magias o coco, água de coco, e outros elementos de sua região de origem.

Na Linha dos Baianos enquadram-se, também, os Boiadeiros que foram trabalhadores do sertão nordestino. Tanto os Baianos como os Boiadeiros são Linhas Auxiliares da Umbanda, portanto, não chefiam cabeça de médium.