Orixá significa literalmente “Senhor da Cabeça” e como tal o “santo” principal a que está ligada espiritualmente qualquer pessoa humana. Para a Umbanda, todo Orixá é santo, mas nem todo santo é Orixá, em virtude do plano de hierarquia, de acordo com as missões que desempenham ou desempenharam na Terra.
O santo não é a imagem, nem a história de sua vida ou de seus milagres, é um foco irradiando forças espirituais em que possa atuar, é um plano de vibrações na escala da espiritualidade, acudindo os adeptos na busca do aperfeiçoamento.
O Orixá, em função da sua vibração na sua falange, dentro da sua linha, influi diretamente nos mensageiros espirituais que são as entidades que incorporam o médium para os trabalhos a serem realizados. Na dualidade Santo-Orixá há os que viveram e os que nunca tiveram passagens terrenas, todos centralizando focos de magia astral que se procura fixar em símbolos, cores e características litúrgicas, como forma de entrosamento entre o médium e o plano divino. Dessa maneira, permite ao homem que, pelo uso instrumental ou material dos objetos rituais, possa fixar o pensamento para sintonizar na intimidade do ser a convicção da sua fé e ingressar na iniciação religiosa, galgando o desenvolvimento espiritual.
Os Orixás, na Umbanda, entrelaçam-se nas linhas de cultuação, abrangendo reinos e falanges, sendo geralmente distribuídos em Sete Linhas.
Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações. Uma linha ou vibração equivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um "Chefe". Este "Chefe" representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.
As Sete Linhas da Umbanda:
2. Linha de Iemanjá
3. Linha de Xangô
4. Linha de Ogum
5. Linha de Oxossi
6. Linha de Yori (Ibeiji)
7. Linha de Yorimá (Almas)
Estes nomes são sagrados e ancestrais e nomeiam os sete Orixás Maiores da Umbanda. Estes Orixás Planetários são os sete espíritos mais elevados do planeta, e nunca encarnaram aqui. Os Orixás Maiores não incorporam, eles têm funções de governo planetário. Cada um deles estende suas vibrações e ordenações a mais sete entidades denominadas Orixás Menores e estas, cada uma para mais sete inferiores e assim por diante.
Veja como se organiza uma linha:
Categoria | Quantidade | Grau | Denominação |
Orixá Maior | 1 | - | |
Orixá Menor | 7 | 1º grau | Chefe de Legião |
Orixá Menor | 49 | 2º grau | Chefe de Falange |
Orixá Menor | 343 | 3º grau | Chefe de Sub-Falange |
Guia | 2401 | 4º grau | Chefe de Grupamento |
Protetor | 16807 | 5º grau | Chefe Integrante de Grupamento |
Protetor | 117649 | 6º grau | Subchefe de Grupamento |
Protetor | 823543 | 7º grau | Integrante de Grupamento |
Linhas, Legiões e Falanges
Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete subfalanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.