As giras podem variar de terreiro pra terreiro, sendo que cada terreiro determina os dias e o horário, mas em geral podemos padronizar as giras da seguinte forma:
Defumação – Antes da abertura vem a defumação. A defumação é feita nos quatro cantos do terreiro, no congá, na guia da Mãe/Pai de santo, passando pelos mesmos, daí segue a corrente: Médiuns, fiscais e auxiliares, assistência.
Abertura da gira – Começa com o ponto cantado de Abertura de Gira e são feitas as saudações a Oxalá e a todos os santos. Em alguns centros é cantado o hino da Umbanda. Depois da saudação são puxados os pontos de cada Orixá e entidade, sendo que o primeiro ponto é de Oxalá. Todos os médiuns acompanham com palmas em seus lugares na corrente que se formou.
A Oração – Quando todos foram saudados, então é feita a prece que oficializará a abertura dos trabalhos. Essa prece é feita com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria seguida de um pronunciamento de fé do Pai ou Mãe de Santo. No momento da oração, todos devem estar ajoelhados e nenhum atabaque toca. O silêncio e a concentração na hora da oração é imprescindível.
Bater cabeça – Esse é o ato de submissão em que nos abaixamos diante de Jesus e todos os Orixás, pedindo sua proteção. O médium se abaixa e toca suavemente a testa no chão, mostrando respeito pela terra que toca e sendo humilde ao se abaixar diante de Deus.Em primeiro lugar bate cabeça no congá, depois nos quatro cantos, em seguida para os pais de santo, depois pai e mãe pequeno do terreiro, seguido dos ogans e depois para os cambones. O ponto de bater cabeça é tocado, porém existe um ponto especifico para a Mãe/Pai de santo e outro para os demais.
Após o ato de bater cabeça, todos estão prontos para receber os Orixás.Os trabalhos (a incorporação, passes, consultas) – São chamadas as linhas que virão para trabalhar nesse dia. Essa é, sem dúvida, a parte mais longa da gira. Se for dia de homenagem a algum Orixá, a homenagem será antes dos passes e das consultas.
O Fechamento – Após o atendimento, é feito o fechamento com uma oração (Pai-Nosso e Ave Maria e um pronunciamento de fé sobre o trabalho) que oficializará o fechamento dos trabalhos e da corrente. Após a oração é cantado um ponto de fechamento de giras (trabalhos). Assim é dado os trabalhos por encerrado nesse dia.