Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

9 de outubro de 2011

Concentração - chave para um bom trabalho mediúnico


A concentração é o ponto chave para uma boa incorporação. Uma das dificuldades dos integrantes das reuniões mediúnicas diz respeito à concentração.
A capacidade de controlar, direcionar e manter o pensamento dentro das finalidades da reunião é, para a maioria, um esforço muito grande e que nem sempre dá bons resultados. Não raro os pensamentos se dispersam, fixam-se em fatos do dia-a-dia e acabam por deixar alguns sonolentos, enquanto outros estão distraídos e longe dos objetivos propostos para um trabalho sério. Alguns poucos, então, conseguem uma boa concentração e estes sustentarão os trabalhos programados, porém, como é óbvio, sem alcançar melhor produtividade devido aos bloqueios vibratórios existentes no ambiente.
A nossa cultura ocidental não dá ênfase à necessidade do controle mental, pois é fundamentada em uma mentalidade racional, extremamente prática, extrovertida e imediatista valorizando a horizontalidade da vida terrestre. 
A concentração que é praticada nas reuniões mediúnicas, evidentemente, tem conotações próprias e suas bases são: a disciplina mental, o controle e equilíbrio dos pensamentos. 

Concentração é o ato de fazer convergir para um centro ou para um mesmo ponto. Aplicar a atenção a algum assunto. 
O poder de concentração consiste na habilidade para manter inabalavelmente sua percepção sobre um tema escolhido, pelo tempo que você decidir continuar com ele. 
É exatamente essa capacidade de concentrar nos objetivos da reunião mediúnica que irá favorecer a realização dos trabalhos. Conforme o estado de espírito do médium, a assistência pode favorecer ou embaraçar a ação das Entidades. Veja bem, se o médium se sente atrapalhado ou "pega" muita vibração da assistência ou consulente, é porque não está devidamente concentrado.
Na maior parte dos seres humanos os pensamentos vêm sem cessar. Pensamentos dispersos atrapalham as vibrações de espíritos superiores. É preciso saber se concentrar, colocar o pensamento de acordo com o pensamento divino, deixar de se distrair com o cotidiano e, principalmente, deixar de cultuar a conversa banal durante os trabalhos.
Nossos pensamentos têm determinado teor vibratório, de acordo com os sentimentos que os tipificam. É imprescindível compreendermos que o pensamento é energia viva que cria centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros - este é o processo da sintonia e que predomina na nossa existência.
Nas tarefas mediúnicas esta sintonia apresenta peculiaridades próprias. É essencial que exista uma afinização, uma sintonia entre os participantes para que se estabeleça uma sincronia de forças, que é a corrente vibratória. Ajuda muito os trabalhos dos médiuns e das entidades quando os cambonos vibram junto, fazendo a verdadeira corrente de bons pensamentos; ao contrário, quando os cambonos ficam de conversas paralelas ou com o pensamentos em outras coisas, só atrapalha os trabalhos.
Assim, é muito importante a concentração individual, visto que a qualidade dos trabalhos de intercâmbio depende fundamentalmente da participação consciente e responsável de cada um.
"São favoráveis as condições de experimentação quando o médium e os assistentes constituem um grupo harmônico, isto é, quando pensam e vibram em uníssono. No caso contrário, os pensamentos emitidos e as forças exteriorizadas se embaraçam e anulam reciprocamente... " (do livro No Invisível).
Portanto, o médium em meio a correntes de pensamentos contrárias fica bloqueado, sem condições de atuar mediunicamente ou bastante prejudicado na filtragem das mensagens.
Sendo assim, cada participante da corrente deve estar consciente de sua contribuição, para que haja êxito nas atividades exercidas pelas Entidades.
Como obter boa concentração
Pessoas que tentam concentrar franzindo a testa, fechando os olhos com força ou denotando qualquer outro tipo de tensão muscular não alcançarão a finalidade da concentração. A concentração, para ser eficaz, exige relaxamento e passa por alguns estágios, que são:
1- Relaxamento: o relaxamento do corpo físico serve para preparar e favorecer a calma, a tranquilidade interior.
2- Abstração: significa abstrair-se do mundo exterior, de tudo ao seu redor, não fixar a atenção ao que não é do trabalho mediúnico no momento.
3- Interiorização: fazer silêncio interior, abstraindo-se também dos conteúdos psicológicos próprios (emoções, pensamentos, imagens, lembranças, etc.).
4- Fixação: fixar a mente e a atenção para o objetivo dos trabalhos.
5- Aquietar a mente: não fixe sua mente nos pensamentos que vierem, solte-os, deixe-os ir.

"Boa concentração exige vida reta. Para que os nossos  pensamentos se congreguem uns aos outros, fornecendo o potencial, de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho preparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior. A atitude íntima de descaso ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou ao cooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação tão-só porque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos compulsórios de amor cristão..." (André Luiz). Para boa concentração e para ser bom médium há necessidade da transformação moral.

"Receberás, portanto, variados apelos, nascidos do campo mental de todas as inteligências encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo, tentando influenciar-te através de ondas inúmeras em que se revela a gama infinita dos pensamentos da Humanidade, mas se buscas o Cristo, não ignoras em que altura lhe brilha a faixa" (Emmanuel, em Seara dos Médiuns).