Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

9 de outubro de 2011

A verdadeira Umbanda


Se a nossa missão é Umbanda, nosso dever primordial é cultuá-la com absoluta convicção, respeitando seus princípios, estudando seus fundamentos a fim de compreender as suas finalidades. Respeitemos as outras crenças, as deixemos a encargo daqueles que as praticam. Mas não é certo misturar crenças e rituais. Estudemos a Umbanda pura, simples e bela, para que possamos praticá-la conscientemente, elevando-a ao nível que merece. "Umbanda é religião e ciência admirável, que apaixona quem a ela se dedica" (A.N.).

A Umbanda que eu conheço não nos faz “ganhar na loteria”, “achar potes de ouro no fim do arco-íris”, encontrar um "príncipe encantado" montado em um cavalo branco e nem uma "princesa" de grandes e grossas tranças, não coloca na conta de Deus o que devemos, nem nos dá seguro de carro, casa ou vida, nos dá sim a força espiritual e o entendimento para resolvermos todos estes pequenos problemas com discernimento e humildade, aceitando o que não podemos evitar e evitar o que não devemos fazer. Nos dá a paz de espírito e faz com que todos os problemas pareçam menores quando olhamos para trás e vemos o desespero daqueles que nos procuram.

“A doutrina da Umbanda é um sistema religioso inspirado nas leis divinas. Sua interpretação é feita pelos Guias Espirituais que a transmite por via das comunicações mediúnicas. A lógica, a justiça e a razão são as bases dos conceitos emitidos pelas Entidades em torno de tudo o que nos rodeia na vida terrena. A doutrina umbandista é uma via de reforma humana, de espiritualização autêntica para transformar em realidade o almejado sonho de fraternidade entre os homens. Não é falsa asserção, pois é notório o resultado obtido com a doutrina ininterruptamente feita pelos espíritos missionários que se apresentam como Pretos Velhos ou Caboclos” (João de Freitas).

"Você que fala da Umbanda
não sabe o que a Umbanda é
a Umbanda é força divina
a Umbanda é pra quem tem fé.
A Umbanda é de Preto-Velho
e de Caboclo de pé no chão.
A Umbanda é de gente humilde,
pois a Umbanda é amor e perdão" (A.D.).