Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

29 de junho de 2012

Afinal, qual a data de comemoração de Xangô na verdadeira Umbanda?


No sincretismo associou-se o Xangô das Pedreiras a São Jerônimo, aquele que amansa o leão e que tem o poder da escrita e o livro onde escreve na pedra suas leis e seus julgamentos. Protetor dos intelectuais, dos magistrados. Já na cachoeira o sincretismo foi com São João Batista, por causa do batismo de Jesus, de lavar a cabeça na água doce para se purificar. Com o poder do fogo de Xangô é queimado, destruído tudo o que é de ruim e ocorre a transmutação trazendo tudo o que é de bom, todo o bem possível, de acordo com o nosso merecimento. Isso é o que pedimos nas fogueiras do mês de junho.

Sincretizado também com São Judas Tadeu, por ter um livro na mão, também pode sincretizar-se com Xangô ou que tem uma linha espiritual que atua nas correntes de Xangô. Assim, tudo o que é ligado a trabalhos e pedidos de estudos, à cabeça, papéis, entregamos a linha de Xangô.

São Pedro é o protetor das Almas que entram no céu, assim como a energia de Xangô. O seu machado é o símbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte.

Xangô, sincretizado com São João Batista, é também o patrono da linha do oriente, na qual se manifestam espíritos mestres em ciências ocultas, astrologia, quiromancia, numerologia, cartomancia. Por este motivo, a linha dos ciganos vem trabalhar nesta irradiação.

Datas de comemoração deste Orixá que foi sincretizado com Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber:

Xangô Alafim-Eché (São Jerônimo - 30 de setembro)
Xangô Abomi (Santo Antônio - 13 de junho)
Xangô Alufam (São Pedro - 29 de junho)
Xangô Agodô (São João Batista - 24 de junho)
Xangô Aganju (São José - 19 de março)

Contudo, estas datas e estes desdobramentos de Xangô são cultuados pelo Umbandomblé, ou seja, a Umbanda misturada com fundamentos do Candomblé.
A Umbanda pura e tradicional tem apenas uma data comemorativa para Xangô: dia 30 de setembro.