Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

26 de agosto de 2012

Interpretação dos nomes de Entidades na Umbanda


Existe uma Ciência Divina que permeia a religião de Umbanda, por meio da qual é possível fazer uma correta interpretação dos nomes das Entidades, Guias e Exus.
Existe grande curiosidade sobre a força e regência na qual nossas Entidades e Exus trabalham, pois todos estão atuando no campo de um ou mais Orixás. É importante dizer que não importa qual é o Orixá de cabeça do médium; estas informações podem ajudar, mas não são determinantes para identificar com qual entidade o médium trabalha.
Para interpretar os nomes precisa-se da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus Orixás correspondentes. Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Caboclo tal da Montanha, Exu Montanha e todas as entidades e guias com “sobrenome” Montanha são de Xangô, assim como Caboclo Sete Montanhas, Exu Sete Montanhas e todas as entidades e guias com “sobrenome” Sete Montanhas são de Xangô, trabalhando nas Sete Linhas de Umbanda. E assim por diante.
Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar. Desta forma, identifica-se a quem pertence os fatores. Exemplo:
Fator abrir = Ogum – que dá origem às falanges:
Abre Caminho (Ogum/Ogum)
Abre Rio (Ogum/Oxum)
Abre Matas (Ogum/Oxossi)
Abre Tudo (Ogum/Oxalá)
Abre Calunga (Ogum/Obaluaê).
E com identificação do elemento principal, como: “pedra” ou “pedreira” (Xangô), “água ou cachoeira” (Oxum), “estrada” (Ogum), etc. vai-se localizando o campo de atuação:
Pedra Preta (Xangô/Omulu)
Pedra de Fogo (Xangô/Xangô ou Ogum)
Pedreira das Almas (Xangô/Obaluaê)
Pedreira de Ferro (Xangô/Ogum)
Pedreira de Ouro (Xangô/Oxum).
Por mais que se conheça a chave de um nome, é muito comum a entidade não revelar seu nome por inteiro.
Posso saber que trabalho com Exu Tranca Ruas, um Exu de Ogum, no entanto, ele pode ser Tranca Ruas das Matas, logo vai voltar-se a Oxossi, então, ele é um Exu de Ogum atuando nos campos de Oxossi.
Ainda assim não é suficiente para identificar o nome da Entidade. Sua correta revelação dever ser feita somente nas obrigações, com a própria Entidade dando a interpretação.
Lista com os fatores e chaves das entidades:
A
Abre (caminho, rio, mar, mata, etc.) - Ogum
Águia Negra Oxossi ou Ogum
Almas, das - Obaluaê
Âncoras - Iemanjá, Ogum
Ar, do - Iansã
Aranha - Iansã
Arranca (toco, tudo, rua, mar, almas) - Ogum
Arrebenta - Ogum
B
Bará - Oxalá
Brasa - Iansã e Ogum
Buraco, do - Omulu
C
Cachoeira, da - Oxum
Cabaça - Nanã
Cabeça - Oxalá
Cadeado - Ogum e Xangô
Caldeira – Xangô, Iansã
Calunga – Obaluaê
Caminho, do - Ogum
Campa – Omulu
Campina – Iansã, Ogum
Capa (preta, das almas, encruzilhada) – Oxalá
Carranca - Ogum e Oxalá
Casco - Ogum
Catacumba - Omulu
Caveira - Omulu
Cemitério - Obaluaê
Chave - Oxalá
Chicote - Iansã
Chifre - Iansã
Cipó - Oxossi
Cobra - Oxossi

Corisco - Iansã
Coroa - Oxalá

Corrente - Ogum e Oxum
Corta (fogo, vento, rua) – Ogum
Cova - Omulu
Cravo (preto, vermelho) - Oxossi
Cruz - Obaluaê
Cruzeiro - Obaluaê
Curador – Obaluaê
E
Encruzilhada - Oxalá, Ogum e Obaluaê
Escudo – Ogum
Espada - Ogum
Estrada - Ogum
Estrela - Oxalá
F
Faísca - Iansã
Fagulha - Iansã, Xangô
Fechadura - Nanã
Ferro, do - Ogum
Ferrolho - Ogum e Oxum
Ferrabrás - Xangô
Ferradura - Ogum
Figueira - Oxossi
Fogueira – Ogum
Fogo – Xangô, Iansã
Folha – Oxossi
G
Galhada – Oxossi
Ganga - Oxalá
Garra - Oxossi
Gargalhada - Erês
Gato (preto, branco) - Oxossi
Gira (mundo, fogo, etc) - Logunan, Iansã
Gruta - Oxum
Guiné (planta, não o local) - Oxossi
H
Hora Grande - Oxalá
L
Labareda – Xangô, Iansã
Laço - Oxossi
Lama - Nanã
Lança - Ogum
Lonan – Ogum
Lucifer - Oxalá
Lodo - Nanã
M
Maioral - Oxalá
Mangueira - Oxossi e Iansã
Marabô – Oxossi e Iansã
Matas - Oxossi
Meia- Noite - Omulu
Montanha - Xangô
Morcego - Omulu
Morte - Omulu
Mulambo - Omulu
Mar - Iemanjá
O
Ondas – Iemanjá, Iansã
Ouro - Oxum
P
Pantanal - Oxossi
Pantera Negra - Oxossi
Pedra (preta, do fogo) – Oxum, Xangô
Pemba - Oxalá
Pena preta - Oxossi
Pimenta - Oxossi e Omulu
Pinga Fogo - Iemanjá e Xangô
Pirata - Iemanjá
Pó, do - Omulu
Poeira - Omulu e Iansã
Porta – Obaluaê
Porteira – Obaluaê
Prego - Ogum
Punhais – Iansã e Ogum
Q
Quebra (galho, tudo, porta, etc) - Ogum
Quedas – Oxum
R
Raios – Iansã
Raiz – Oxossi
Rei – Oxalá
Relâmpagos – Iansã e Xangô
Rompe (rua, matas, almas, ferro…) – Ogum
Ruas – Ogum
S
Serra Negra - Xangô
Sombras - Oxalá
T
Tatá - Obaluaê
Tatá Caveira - Omulu e Obaluaê
Terra (preta, vermelha, seca) - Omulu
Tira Gira, Teima, Toco - Iemanjá
Toco (preto) - Oxossi
Tranca (ruas, cruzes, matas, gira, tudo, cruzeiro) - Ogum
Treme Terra - Omulu
Trinca (Ferro) - Omulu
Tronco - Oxossi
Trovão - Xangô
Tumba - Omulu
V
Veludo - Oxum
Vento - Iansã
Ventania - Iansã
Vira (mundo, tudo, vento, folha, mata, mar) - Ogum
Z
Zé Pelintra - se manifesta na Umbanda na força de Oxalá e Ogum. Ainda assim há Zé Pelintra das matas, da cachoeira, do mar, etc.
Fonte: “Livro de Exu”, ” Orixá Exu”, “Sete linhas de Umbanda”, “Umbanda Sagrada”, “Rituais Umbandistas”, “Lendas da Criação”, “Tratado Geral de Umbanda”, “Código de Umbanda”, “Doutrina e Teologia de Umbanda”, “Fundamentos Doutrinários de Umbanda” e “Guardião da Meia Noite”.