Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

10 de setembro de 2012

A linha de Ibeijada


São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade terrena, por isto trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também têm funções bem específicas e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás.
Quando incorporadas em um médium gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium consciente para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem a mensagem a ser transmitida. Os meninos são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as meninas são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc. Estas características são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente é atendido de maneira bastante rápida. Entretanto, a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança se não o for dar assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim...
Quando falamos na linha das crianças estamos falando de uma das linhas mais próximas do divino criador. Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isto foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos. Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo 
humano. As festas para Ibeiji podem ser feitas durante um mês, desde 27 de setembro (dia de Cosme e Damião) até 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com esses gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os Ibeijis ou Erês (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões).
Nas festas de Ibeiji, que tiveram origem na lei do ventre-livre, desde aquela época até nossos dias, são servidos às crianças um aluá (água com açúcar ou guaraná), bem como doces.
Estas entidades, mesmo sendo puras, não são tolas, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles.
Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isto foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.

Os elementos e forças da natureza correspondentes a Ibeiji são todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos.
Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.
Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, desta forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas são mais procurados para os casos de família e gravidez.
A falange das crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.
Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na Umbanda por Erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas (refrigerante) e trata a todos como tio e vô.

Dia da semana: domingo
Data comemorativa: 27 de setembro
Cores: azul e rosa
Ervas: anis; alfazema; abre-caminhos; parreira; colônia; erva-cidreira; pitangueira; camomila; erva doce; morango; capim limão; lírio; benjoim; fruta de conde; hortelã, menta, poejo, manjericão branco, funcho, etc.
Parte superior do formulário