Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

14 de junho de 2013

Salve dia 13 de junho! Salve Santo Antônio! Salve todos os Exus e Pombo-giras!


Na Umbanda, os Exus compõem uma Linha de Trabalho à Esquerda. São espíritos humanos que tiveram várias encarnações, cometendo erros e acertos, como todo ser humano, mas com um diferencial: se conscientizaram e retomaram o caminho da Lei Divina, obtendo permissão para se assentarem (firmarem) à Esquerda dos Orixás e trabalharem no auxílio à nossa evolução.
 

Os Exus atuam como Guardiões da Lei Maior. Absorvem e esgotam as negatividades dos seres desencarnados que se desviaram das Leis do Criador (kiumbas); depois, vitalizam as qualidades positivas deles e então os neutralizam, deixando seus magnetismos aptos a que retomem o caminho da evolução. 

Os Exus têm gira própria, mas não Linha, apesar de falarmos em “Linha da Esquerda” ou “Linha da Quimbanda”. Exu e Pombo-Gira pertencem à falange de Santo Antônio e se apresentam na Linha de Oxalá (1ª Linha). Na dúvida, pergunte-se: por que será que você pede licença a Santo Antônio (Bará) para trabalhar? Simples, é porque ele comanda os Exus e Pombos-Giras.

Exu lida com aspectos positivos e negativos da espiritualidade. Ele rege sobre a dualidade, pois atua no Alto, no Embaixo, na Direita e na Esquerda, guardando e mantendo a Lei e a Ordem, levando Luz às trevas.

Exu guarda a quem faz por merecer o amparo da Lei Divina, mas também intervém como executor da Lei contra quem viola as Leis do Criador, para esgotar suas negatividades. Quando elas forem esgotadas, Exu vitaliza as qualidades positivas do ser para então neutralizar-lhe o magnetismo. A partir daí, aquele ser tem como recomeçar o trabalho evolutivo que a cada um compete.

Exu não ataca a ninguém e só intervém por um comando da Lei Maior, ou quando é ativado magisticamente. Nos trabalhos religiosos de Umbanda, também a atuação de Exu é sempre delimitada pela Lei Divina, é sempre para o bem. Sendo assim, Exu NÃO é perigoso, vingativo ou coisa semelhante. Enquanto pertencente à Linha de Oxalá e quando nos relacionamos com Ele de forma bem intencionada, o que resulta é sempre uma ação positiva.

O local correto para se firmar velas para Exu é separado de onde acendemos velas para os Orixás, porque a função destes últimos é irradiar, enquanto a de Exu é absorver. Fazemos firmezas para Exu na tronqueira porque Ele guarda “o lado de fora” da Criação, cercando a Casa para protegê-la, para impedir que algo externo nos atinja, fazendo este papel de Guardião da Lei Divina, para refrear ataques negativos injustos. Não se firma Exu junto com os 9 Orixás e as Entidades da Direita por este motivo; e não porque Exu “não possa estar no mesmo ambiente”. A questão envolve unicamente as funções específicas de cada Orixá e Linha.

Quando incorporam, os Exus são alegres, falantes, galhofeiros, sarcásticos, irônicos. Sempre estão dispostos a ajudar a quem os procura (mas só ajudam para o bem). Manipulam bebidas e charuto, além de serem servidos com farofas apimentadas (padê). São espíritos “bem terra”, por este motivo atuam com grande poder de realização nos casos de magias negativas, de relacionamentos e de assuntos profissionais.

Seus nomes variam desde nomes dados a pessoas (João Caveira) até nomes indígenas (Marabô, Jibóia, Arranca-Toco, Marambaia, Cipó, Folha Seca, etc.).

Todo médium tem um Exu Guardião e um Exu de Trabalho. O Exu Guardião é ligado ao Orixá de Cabeça do médium e o Exu de Trabalho é ligado ao seu Orixá Adjuntó, ao Guia-Chefe ou ao Mentor dos seus trabalhos.

Exu mostra o íntimo do médium, como se fosse um espelho. Exu é “o espelho” que mostra a imagem do que está escondido no íntimo do médium desequilibrado, para que este possa ser alertado e venha a corrigir-se. E, neste processo, Exu é também a Luz Divina incidindo, para viabilizar o trabalho de correção dos sentimentos e comportamentos humanos negativos. Afinal, Exu leva a Luz às trevas, principalmente às nossas trevas interiores.

Médiuns mal orientados ou mal doutrinados dão vazão aos seus recalques ou sentimentos íntimos negativos. Neste caso, o seu Exu torna-se grosseiro, chulo, desrespeitoso, revelando o íntimo do médium. Já com médiuns bem doutrinados e preparados, Exu “continua sendo Exu”, mas se apresenta de uma forma agradável e respeitosa.

Saudação para Exu: Laroyê, Exu! Exu, Mojubá! Na Umbanda, esta saudação se tornou também a saudação para Pombo-gira e Exu Mirim.