Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

12 de junho de 2013

Exus e Pombo-giras são Mojubá!


Dia 13 de Junho homenageia-se os Exus e Pombo-giras na Umbanda. E a maior homenagem que podemos fazer é mudando os conceitos errôneos que há a respeito Deles, conhecendo seus verdadeiros papéis e funções na espiritualidade.

Vamos fazer uma analogia para compreender seu trabalho. Digamos que os Exus e as Pombo-giras são a polícia, que guardam e tomam conta das ruas, obedecendo sempre a uma hierarquia de comando (que é o Exu-chefe do Terreiro) e, acima deles, os Guias-chefes da Casa. Os Exus e Pombo-giras também podem ser comparados com os lixeiros e as margaridas que, alegremente, recolhem das ruas toda a sujeira e lixo, fazendo um enorme trabalho em benefício da sociedade.

Assim como se deve ter um conceito mais respeitoso dos Exus, deve-se também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombo-giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e prostitutas, mulheres com “sete maridos”, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos. Isto é um absurdo e é folclore! O trabalho das Pombo-giras é sério, de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas, de abertura dos caminhos da vida, tanto material, quanto mental e espiritual.

Mas que lixos são estes que Eles recolhem? Os pensamentos negativos, a maldade, as ações incorretas, as emoções negativas.

Na Umbanda, Exus (leia-se também Pombo-giras) são Entidades que cuidam da segurança do Terreiro e de seus médiuns, entre outras funções. A gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Orientam e encaminham os espíritos obsessores, limpando o ambiente e as pessoas destas baixas vibrações. Mas muitos destes obsessores e espíritos desorientados não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda, pois os Exus da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem, liberando a passagem apenas dos espíritos que eles percebem já estarem mais preparados para o socorro espiritual ou para que os médiuns ou consulentes aprendam alguma lição. Este trabalho de bloqueio de entrada é feito por Eles com muito empenho e seriedade, desde que o Terreiro tenha suas firmezas bem feitas e seu trabalho também seja sério.

Os Exus e Pombo-giras são Entidades sérias, mas alegres, riem sem exageros, fazem troça, sem desmandos, mas jamais brincam em serviço e com coisas sérias.
Vamos desmistificar a visão que se tem dos Exus e Pombo-giras! Eles são os guardiões dos médiuns e das giras, responsabilizando-se pela limpeza dos fluídos ou energias mais pesadas. Eles não usam sangue, não comem carne, não se alimentam de nada pesado ou com energia densa!

São amigos dos médiuns e consulentes, protegendo a todos e “puxando a orelha” de quem precisa. Apesar de não serem emotivos, ficam satisfeitos com a evolução de cada um de nós no caminho da espiritualidade e do desenvolvimento!

Laroyê, Exus e Pombo-giras! Oferecemos nosso respeito e agradecimento! Mojubá!

padê de Exu

padê de Pombo-gira