Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

30 de setembro de 2013

Xangô na Umbanda


Hoje, dia 30 de setembro, comemora-se o Orixá Xangô na Umbanda pura. Xangô é um dos Orixás mais respeitados, reconhecidos e louvados dentro dos cultos afro-brasileiros. Na Umbanda pura, Xangô é sincretizado com São Jerônimo. Sincretizado não significa que sejam os mesmos, apenas possuem características semelhantes. Vamos conhecer um pouco da história de São Jerônimo para poder compreender o motivo do sincretismo de Xangô com este santo.

Jerônimo foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador e doutor nas Sagradas Escrituras. Nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 340. Ele sempre era visto lendo um livro e passou a ser reconhecido como patrono dos estudos e do conhecimento.

Muitas são as características que unem em personalidade São Jerônimo e Xangô. Os dois têm temperamento forte e são radicais em seus posicionamentos. São Jerônimo foi procurar o deserto. No deserto, entrava num ritmo de orações e jejuns tão rigorosos que quase chegou a falecer. Tempos depois de se fortalecer no deserto, ele foi para Constantinopla, onde encontrou-se com São Gregório. Este lhe mostrou o caminho do amor pelo estudo das Sagradas Escrituras.

Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai da justiça, o Orixá da política, guerreiro, bravo e conquistador.

Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. Xangô é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso cultural e social, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer.

Xangô, pelo seu temperamento forte na defesa do senso de justiça e verdade, estabelece a reforma íntima que todos os médiuns devem passar para serem merecedores das bênçãos desse grande Orixá. Por isto, cuidado ao pedir justiça a Xangô, pois a justiça é imparcial e só será vencedor aquele que for merecedor e for justo.


Kaô, Kabecilê!