Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

6 de agosto de 2013

Tronqueira na Umbanda


A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com eguns e kiumbas a obsediá-los. Este recurso é um ponto de força, onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em dimensões à nossa esquerda. O ponto de força funciona como párarraios, é um portal que impede as forças hostis se servirem do ambiente religioso de forma deturpada.

No astral, os Exus e Pombo-Giras utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo. Com estes elementos, estes abnegados servidores da Luz anulam forças negativas, recolhem e encaminham os espíritos do baixo astral, abrem caminhos, protegem, etc.

Dentro de uma tronqueira encontramos vários tipos de ferramentas (instrumentos mágicos), como: tridentes, pedras, ervas, velas, bebidas, etc. Cada instrumento com sua finalidade específica e, tanto os Exus quanto as Pombo-Giras, ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais.

É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de força está sob as ordens da Lei Maior. Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo. Este tipo de procedimento não é da Umbanda e, sim, de seitas que muitas vezes se utilizam do nome de nossa religião.


Devemos saudar a tronqueira de forma respeitosa quando adentrarmos nos templos. Eles estão a serviço do bem e da Lei Maior.