Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

2 de maio de 2011

Conhecendo mais sobre os Pretos Velhos

Pretos Velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Guias: muitos Pretos Velhos gostam de Guias com contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam cruzes ou figas feitas de guiné ou arruda.
Roupas: preta e branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas; e os Pretos Velhos às vezes usam chapéu de palha.
Bebida: café preto amargo, vinho tinto doce, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida).
Na Umbanda, os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura.
Todos os Pretos-Velhos vêm na linha das Almas, mas cada um vem na irradiação de um Orixá diferente.


Falanges de Preto Velho
1 – Falange da Costa (Rei Cambinda)
2 – Falange de Congo (Rei Congo)
3 – Falange de Angola (Pai Joaquim)
4 – Falange de Guiné (Pai Guiné)
5 – Falange de Moçambique (Pai Gerônimo)
6 – Falange de Luanda (Povo do Oriente – Pai José)
7 – Falange de Bengala (Povo do Espaço – Pai Tomé)



Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:
Congo e Guiné - Ex: Pai Francisco do Congo, Pai Guiné, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã.
Aruanda - Ex: Pai Francisco de Aruanda, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. 
D´Angola - Ex: Pai Francisco D´Angola, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum.
Matas - Ex: Pai Francisco das Matas, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxossi.
Calunga, Cemitério ou das Almas - Ex: Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaê.
Entre diversas outras nominações tais como: Moçambique, da Serra, da Bahia, etc.
Muitos Pretos Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos Velhos.


Vibração com o Orixá


PRETOS VELHOS DE OGUM
São mais rápidos na sua forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e às vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, às vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mas são extremamente bondosos, tanto para com seu médium como para as outras pessoas. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, dão coragem e segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar nessa característica, pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.

PRETOS VELHOS DE OXUM
São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é "chocar" e, sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa.

PRETOS VELHOS DE XANGÔ
São raros de ver. Sua incorporação é rápida como as de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.

PRETOS VELHOS DE IANSÃ
São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege e é essa mesma força que lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá. 
Utilizando o movimento das águas, são excelentes para descarregos e passes.
Esses Pretos Velhos retribuem ao médium principalmente a defesa, são rápidos na ajuda. Se cobram a honestidade do seu médium no momento da consulta, não admitem que desconfiem dele (médium). Mesmo assim, eles também possuem uma especialidade. Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram e que ainda não se conformaram com a partida, permanecendo muito próximos dessas pessoas.

PRETOS VELHOS DE OXOSSI
São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Pretos Velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: a de receitar remédios naturais para o corpo e a alma, assim como emplastos, banhos e compressas, defumadores, chás, etc. São verdadeiros químicos em seus "tocos", afinal, não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" - Oxossi.


PRETOS VELHOS DE NANÃ
São raros, assim como os filhos desse Orixá. Sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada, enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente e pessoas a volta como os cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo. Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes, mesmo para médiuns homens. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça com seu médium. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca". Mas prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta. São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso carma, pois isso sem dúvida é a sua função. Atuam também como os de Iansã e Omulú, conduzindo Eguns.



PRETOS VELHOS DE OBALUAÊ
São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção é uma forma de amar. Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos Velhos, ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Como trabalha para Obaluaê, e este é o "dono das almas", esses Pretos Velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos. Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem devem fazer passo a passo de tudo que lhe for pedido, apenas confiando nesses Pretos Velhos. Quando o filho não faz isso, costumam tirar o que já lhe deu, para que o mesmo repense a importância desse Preto Velho em sua vida. Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta. Não trabalham para saúde (essa função é do Erê de Obaluaê), salvo se essa doença for proveniente de "trabalhos feitos - demanda".



PRETOS VELHOS DE IEMANJÁ
São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Possuem a paciência das mães e a compreensão também. Cobram pouco de seus médiuns, apenas que eles cumpram a caridade sempre por amor, nunca por obrigação. Sua especialidade maior são os conselhos sobre laços espirituais e familiares. Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as pessoas que desejam engravidar.  Cobram dos seus médiuns que lutem para ter um casamento feliz e sólido, pois para eles só assim poderão ajudar a outras pessoas nesse sentido, já que seu médium já vive essa realidade.

PRETOS VELHOS DE OXALÁ
São bastante lentos na forma de incorporar e tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Raramente dão consulta, sua maior especialidade é o passe de energização. Cobram também bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, assiduidade no terreiro e vaidade.