Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

5 de maio de 2012

Pontos Cantados


Os pontos cantados (cânticos) são também uma forma de oração. Na Umbanda, uma das maneiras de nos aproximarmos das Entidades é através do canto.
Na Umbanda, estes cânticos recebem o nome de pontos.
Você sabe por que o nome "ponto”? Porque, no momento em que você canta, a sua mente está ligada ao Guia, o qual é louvado ou solicitado.
Dois segmentos: um é a sua mente e o outro a Entidade. Quando estes dois segmentos se cruzam, geralmente ocorre a incorporação. Em Geometria, o ponto é originado pela intersecção de dois segmentos – justamente no momento em que estes dois elementos se cruzam – exatamente como acontece quando você mentaliza a Entidade para a qual dedica o seu cântico na Umbanda. Por isso, os nossos apelos ou oferecimentos cantados chamam-se "pontos".
Os pontos cantados na Umbanda vieram através das próprias Entidades ou foram compostos por iniciados nesta religião, em louvor aos seus protetores - guias espirituais.
Então, cante os pontos, pois quando você canta, a sua mente está conectada com a Entidade. E no dizer de nosso Pai Oxalá:
"Buscai na música a vossa identidade. Vós sois a Melodia Divina. Tornai-vos dóceis instrumentos do vosso som e contribuireis para a grande orquestra da vida."