Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

2 de maio de 2012

Pretos Velhos - sinônimo de fé e caridade

No dia 13 de maio comemora-se o dia dos Pretos Velhos e, em sua homenagem, postamos um belo texto que exemplifica como eles costumam trabalhar...
Certa noite, um homem com um semblante triste, desesperado, chegou naquele lugar. Naquele lugar que ele tanto julgara, naquele lugar que outrora criticara, um Centro de Umbanda (...) Enquanto as cenas dos tormentos de sua vida passavam em sua mente, seu corpo ia se ajoelhando diante de um médium com características de um velhinho (...) Contou para aquela entidade todo seu sofrimento, seus olhos desesperados se encontravam com olhos daquela entidade que mostrava respeito, compreensão e atenção. Ao término do seu desabafo escutou: " Filho, já rezou? reze e tudo vai dar certo." 
Aquele homem saiu daquele lugar questionando sobre aquelas palavras, afinal, não era necessário ir a um terreiro para saber que tem que rezar. Ao mesmo tempo sentiu um ardor no seu coração, um sentimento que tudo será resolvido. Chegou em casa e rezou.
(...) Depois de alguns dias, dois garotos aprendizes da doutrina umbandista, um mais velho e seu companheiro mais novo, estavam caminhando por uma estrada que levava a um campo. Eles viram um casaco velho e um par de sapatos masculino muito gasto, ao lado da estrada. E ao longe viram o dono daquelas coisas trabalhando no campo.
O garoto mais novo sugeriu que eles deviam esconder os sapatos, e depois, sem o dono ver, ficar assistindo o pavor na cara do dono quando ele voltasse. O garoto mais velho disse que aquilo não seria tão bom, disse que aquele homem deveria ser muito pobre, pela aparência de suas vestimentas. Então depois de conversarem e encerrarem o assunto daquela sugestão, surgiu-lhes tentar uma nova experiência: Em vez de esconder os sapatos, eles iriam colocar uma quantia em dinheiro em cada um dos sapatos para ver o que o homem faria quando achasse o dinheiro. Então foi o que fizeram.
Logo o homem voltou do campo, vestiu seu casaco, escorregou um pé para dentro de um sapato, sentiu algo lhe incomodar, tirou de dentro, e viu uma certa quantia de dinheiro. Alegria e surpresa brilharam no seu rosto, então ficou olhando aquela quantia varias vezes. Olhou ao redor e não viu ninguém, então foi colocar o outro pé . Para sua grande surpresa encontrou outra quantia em dinheiro, a emoção tomou conta dele. Se ajoelhou, e rezou. Uma oração de agradecimento, no qual falou de sua esposa doente, sem ninguém poder ajudar, e seus filhos sem pão. Agradeceu a Deus fervorosamente, lembrou então daquele Preto velho. E rezou mais uma vez, agradecendo pela ajuda que veio de mãos desconhecidas e pediu as bençãos dos céus sobre aqueles que deram essa ajuda tão necessária.
Os garotos ficaram escondidos até ele ir para sua casa. Foram tocados por sua oração e sentiram um calor dentro de seus corações e logo que voltaram a caminho estrada abaixo. Um disse ao outro: "E agora, você não consegue sentir algo realmente bom?" Aprenderam juntos que pequenos atos de caridade trazem alegria.

E é assim que os Pretos Velhos trabalham: ensinando a ter fé e a fazer caridade!

Adorei as Almas!