Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

8 de dezembro de 2012

Amalá


A comida que se oferece ao Orixá é o Amalá e é um grande campo de força. Muita gente pensa que a finalidade de um amalá é dar de comer aos espíritos. Erro grosseiro porque o espírito de luz não tem nenhuma necessidade de comidas humanas, por não terem mais o corpo físico.
O amalá é um ritual que se faz com elementos que vibram na sintonia dos espíritos, que eles usam para criar um campo de força. O amalá reúne a força do médium, do Orixá e dos espíritos que vêm aceitar e se comprometer a executar o trabalho. Muitos pais-de-santo que por um motivo ou outro não possuem terreiro, trabalham com muita eficiência somente através das entregas aos Orixás.
Em momentos de dificuldade, para a cura da saúde, o equilíbrio e a paz familiar, levantar as forças pela energia e muitas outras necessidades, um amalá bem feito e direcionado à entidade certa resolve o problema. Pela quantidade de situações fica difícil enumerá-las nesta oportunidade. Cada objetivo tem que haver um trabalho certo, com a entidade especialista, e tudo isso ainda sob a inspiração de uma intuição.
  •       Todo amalá deve ter um objetivo específico. Não se faz um amalá só por fazer.
  •        O termo comumente usado para a feitura do amalá é “entrega”, o que não está errado considerando que estamos depositando materiais para os espíritos os transformarem em um campo de força.
  •         Deve-se imaginar que durante a construção de uma entrega o amor e carinho daquele que o está construindo, de certa forma transmite sua energia. As vibrações do Orixá ajudam a aumentar a energia do trabalho que será somado com a do espírito que for utilizá-lo.
  •         A intuição deve fazer parte da construção de um amalá. Existem receitas das entregas de cada Orixá ou espírito, mas ele não deve ser somente uma cópia. Alguns elementos que devem ser acrescentados nos amalás, desde que não fuja da vibração do orixá a quem se entrega, vem por intuição.
  •         O médium só se tornará independente, ou seja não vai depender da orientação de um espírito incorporado, quando ele souber manipular os elementos que constroem um campo de força através do amalá. 
  •         Quando estivermos falando sobre os elementos usados na Umbanda, como a fundanga, ponteiras, pembas e outros, vamos descobrir que eles dificilmente devem ser usados em uma entrega. Quem faz uma entrega com materiais que possam agredir a natureza não deixa de ser um baita egoísta que não se importa com a humanidade e o semelhante. O umbandista, pela sua religião que manipula e usa a natureza como para seus trabalhos, é um ecologista em potencial. Qualquer material não biodegradável não deve ser deixado no local da entrega do amalá, exceto as velas que se queimam e derretem. Se isso não for possível, a pessoa tem a obrigação de ir um ou dois dias após levantar toda a entrega feita. Os materiais usados nos amalás são: velas, charutos, cigarros, fumo, caixa de fósforos entreaberta, frutas, comidas e bebidas. Todo esse material são biodegradáveis. O alguidar, que é onde se deposita a comida, segundo algumas correntes, forma uma ligação do amalá com o elemento terra por ser feito de barro. Mas se a entrega for feita no chão, o contato se dá mesma forma, razão porque recomendo que ao invés do alguidar, que se faça um canto bonito com folhas naturais, como folha de bananeira e outras de forma larga, e que se use uma porunga substituindo o alguidar de barro. Deixar ponteira e facas, que não têm nenhum efeito no amalá, choca com a natural energia ecológica do umbandista. Copos de vidro ou copos de plásticos também caem no absurdo e no erro, por não terem nenhuma energia. Para a bebida deve ser usado um coité e o que sobrar na garrafa deve ser jogado em círculo em volta do trabalho. Não vejo necessidade das fitas coloridas, se o trabalho pode ser cercado com raízes de folhagens extraídas do próprio mato.

Amalá para Oxalá
Arroz branco sem sal colocado em tigela de louça branca, coberto com algodão, com um cacho de uva branca por cima de tudo. Regar com mel. Também se faz agrado com uma mesa de frutas, que não podem ter espinhos, farpas ou fiapos. Despeje ao redor do amalá o vinho branco doce.

Amalá para Iemanjá
Manjar do Céu (leite, maizena, leite de coco, açúcar). Despeje ao redor do amalá o champagne branco.

Amalá para Oxum
Canjica branca cozida em água pura sem sal. Despeje ao redor do amalá o champagne branco ou licor sem cor ou azul.

Amalá para Iansã
Milho cozido, debulhado, com mel em cima. Despeje ao redor do amalá o champagne de pêssego.

Amalá para Nanã
Batata doce com mel por cima. Despeje ao redor do amalá o champagne rosé.
Amalá para Xangô
Rabada com polenta, enfeitada com 12 quiabos. Despeje ao redor do amalá a cerveja preta.

Amalá para Ogum
Feijão mulatinho ou mangas espada com casca e abertas. Despeje ao redor do amalá a cerveja.

Amalá para Oxossi
Axoxô (milho com coco em cima), ou pamonha, ou milho cozido e frutas diversas. Despeja-se ao redor do amalá água de coco, ou água mineral ou vinho tinto seco.

Amalá para as Crianças
Frutas, doces e balas. Despeje ao redor do amalá o guaraná.

Amalá para os Pretos Velhos
Feijoada (sem rabo, orelha e pés do porco), com aipim e coco. Despeje ao redor do amalá café preto amargo ou vinho tinto doce.

Amalá para Obaluaê
Pipoca estourada com dendê ou areia da praia, ou feijão preto cozido. Despeje ao redor do amalá um vinho licoroso.

Amalá para Boiadeiros
Abóbora com mel ou feijão tropeiro com carne seca. Despeje ao redor do amalá a cerveja.

Amalá para os Marinheiros
Pode ser o mesmo de Iemanjá ou frutos do mar. Despeje ao redor do amalá o rum ou conhaque.

Amalá para os Baianos
Cocada ou farofa com carne seca. Despeje ao redor do amalá uma batida (de coco, de preferência).
Amalá para os Ciganos e Povo do Oriente
Frutas diversas ou goulash (cozido de carne com legumes). Despeje ao redor do amalá um ponche de frutas ou vinho tinto.
Amalá para Exus e Pombos-giras
Padê de Exu (farinha com azeite de dendê, com pimentas por cima). Despeje ao redor do amalá a cachaça ou whisky (se for Exu) ou licor ou champagne rosé (se for Pombo-gira).

Lembrando que todo Amalá deve ser adornado com os elementos de cada Orixá e Entidade, como: velas de sua cor, cigarros, incenso, flores, etc.
Fonte: Terreiro Pai Maneco e ensinamentos do Pai Jones