Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

18 de dezembro de 2012

O que significa ter 2013 regido por Obaluaê



Em 2013 teremos como Orixá regente Obaluaê. O Planeta regente de Obaluaê é Saturno, representando tudo aquilo que diz respeito à sua responsabilidade e aos seus deveres – consigo mesmo e com a sociedade em que você vive.
É preciso que se olhe para Obaluaê como um mestre mais idoso e mais severo, mas também com um componente de sabedoria e ponderação. Obaluaê é o Orixá da transformação, o grande alquimista necessário à evolução, regente da Linha dos Pretos-velhos e das Santas Almas.

Obaluaê, como regente do ano de 2013, pede introspecção, auto-conhecimento e atenção redobrada no próprio processo evolutivo e transformador, pois o magnetismo deste ciclo anual favorece o amadurecimento, seja pela compreensão racional e vivencial, seja pela dor e pelas separações. Deve-se ter muito cuidado com as emoções em desequilíbrio e com as propostas ilusórias dos bens materiais. Em seu pólo positivo, a vibração de Obaluaê é consolidadora dos projetos e representa o lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em sua vida. Ele tem um papel importante também em tudo o que diz respeito à vida profissional, à carreira e ao espaço que você ocupa na sociedade com as atividades e o trabalho. É o tempo ("cronos", o nome grego de Saturno), e é fator fundamental na maturação de tudo o que se espera na vida; portanto, a paciência e a perseverança também são elementos indispensáveis para poder extrair o melhor que Obaluaê pode lhe oferecer.

Obaluaê, por ser o Senhor da transformação, mostrará que tudo na Terra precisa se transformar e, como consequência, os seres humanos estarão mais suscetíveis a estas transformações: interiormente, pelas emoções em crise, em busca de maturidade e equilíbrio; e externamente, pelas questões climáticas e telúricas (na área geológica com terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e temporais).

Apesar de Obaluaê ser o Orixá do carma e do desencarne, 2013 será um ano regido pela razão.
Como vibrações auxiliares de 2013 tem-se Oxossi, com sua força do conhecimento e, portanto, trazendo esclarecimentos e descobertas, convidando ao uso da razão; e Ogum, colocando sua espada da Lei à serviço do poder transformador de Obaluaê. Oxossi e Ogum serão vibrações auxiliares, entretanto, não significa que serão co-regentes.

Então, para ter um bom ano de 2013, o ano de Obaluaê, para evoluir será necessário maturidade emocional, decisão firme e opção coerente pelas coisas essenciais à vida, sem supérfluos, assim como buscar se aproximar mais da espiritualidade.

Feliz 2013! Saravá!