Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

15 de dezembro de 2012

Quem é Obaluaê, o regente de 2013



Obaluaê, também conhecido como Omulu, é o Orixá da cura das doenças e das pestes.

É sincretizado com São Lázaro, o santo que voltou dos mortos e, em alguns terreiros, também com São Roque, o santo que fora contaminado com uma peste, se curou e é invocado na cura de epidemias e doenças contagiosas.

Certamente por estas histórias, São Roque e São Lázaro passaram a ser sincretizados com Obaluaê, Orixá que possui os mesmos atributos, ou seja, senhor dos mortos e curador das pestes. Não é demais lembrar que apesar da semelhança entre eles, não podemos confundi-los. São Lázaro e São Roque são santos confirmados pela Igreja Católica, tiveram suas passagens pela Terra. Já Obaluaê é um Orixá que teve seu culto iniciado na África, chegando ao Brasil e demais países da América Latina por intermédio dos negros escravos, sendo posteriormente adotado como Orixá na Umbanda.

Uma dúvida muito comum entre os irmãos Umbandistas é se Obaluaê e Omulu são o mesmo Orixá ou são Orixás distintos.  A resposta é afirmativa ao primeiro entendimento. Falar em Obaluaê ou Omulu é falar no mesmo Orixá. A diferença é que o nome Obaluaê está ligado à manifestação jovem deste Orixá, guerreiro, caçador e lutador. Já Omulu representa a sua manifestação velha, de sábio, feiticeiro e guardião. A palavra Obaluaê vem do Yorubá Obàlúwàiyé  que quer dizer "Rei Senhor da Terra" e Omulu significa "Filho do Senhor". Todavia, Obaluaê e Omulu representam um só Orixá.

Arquetipicamente, Obaluaê tem seu corpo coberto por palha da costa, em razão de possuir feridas na pele. Também o fato de Obaluaê possuir seu corpo coberto por palha da costa representa o mistério, especificamente, o mistério da morte que para nós encarnados ainda não está revelado.

Obaluaê é tido como senhor da cura, e é o transmutador de energias, aquele que encaminha as almas recém desencarnadas. Assim, sempre que se adentra em um cemitério se saúda Obaluaê, assim como se saúda Iansã.

O ano de 2013 será regido por Obaluaê.

Saudação: Atotô Obaluaê!
Dia da semana: segunda-feira
Data comemorativa: 17 de dezembro
Cores: preto e branco
Símbolo: na Umbanda = cruzeiro das almas; no Candomblé = Xaxará
Oferenda: pipoca (que representa a transformação entre a vida e morte) estourada com areia da praia e sem sal; velas brancas e pretas; flores brancas e água

De Obaluaê originam inúmeras falanges de caboclos, pretos velhos e Exus e Pombo-giras. Também manifestam-se falangeiros de Obaluaê, uma manifestação mais densa, entidades que chegam curvadas e que geralmente têm sua cabeça coberta por um pano branco.